DE 1503.2162 - Starbase 13 - Colonia de Zak'Dorn
A USS São Paulo, acabara de chegar a SB13, proveniente da missão médica, designada meses antes. Toda a tripulação estava no louge da starbase, Derik conversava com Zonkos e Klose em um canto. Nisso o Cap. Kowach anda na direação deles com um padd na mão. Ele puxa Derik de lado. O padd era uma ordem de transferencia de Derik para um projeto chamado Conestoga, que nem mesmo o capitão sabia o que era. Derik constava no padd como voluntário para a missão, o que irritou o capitão, pois ele não tinha sido informado pelo Derik, sobre isso. Derik rebate dizendo que não sabia do que se tratava aquele documento. Mesmo assim, pela ordem de transferencia, ele deveria se apresentar ao CAlm. Gardner para que sua transferencia fosse concluída. Derik sai do louge e vai à São Paulo pegar as suas coisas.
Klose e Zonkos se aproximam do capitão e se interssam do assunto. Kowach informa que também será transferido, o comando da Frota acho que a sua experiencia será mais bem-vinda em uma nave mais potente, por isso estão mandando ele para a USS Hercules, classe Hercules.
Derik adentra no seu dormitório e o acha vazio. A Frota ja havia trasnferido as suas coisas para uma outra nave. No meio do quarto algumas bagagens e uma caixa, Derik lê de quem é o dono que quase cai para trás: Mathus Sith Doko, seu irmão!
Derik sabia que isto era plano de Gardner para ferrar com ele e vai atrás de explicações.
Joseph se troca e aproveita o seu dia de folga indo até o deck de recreações da starbase. Lá ele conhece uma linda oficial, de nome Lilian Gördnes. Ela trabalhava em uma instalação de epsquisas da Frota na colonia e estava aproveitando o seus descanço na starbase.
Derik ao chegar na porta do gabinete de Gardner, ele vê Mathus saindo, os dois ficam surpreseso, mas logo se abraçam. Mathus fala que conseguiu entrar na São Paulo e Derik fala que ele o esta substituindo, Mathus fica confuso. Derik entra no gabinete de Gardner. Os dois discutem, com Derik batendo sobre a mesa de Gardner, que o manda prender.
Josepeh vai a colonia com Lilian e os dois dormem juntos.
Nisso o novo comandante da são chega da starbsae, à bordo de sua antiga nave, a USS New Orleans, classe San Francisco, TnC. Leonard Foxsteel. Ele logo vai ao gabinete de Gardner se apresentar.
Lá ele recebe a nova missão, explorar um novo setor, o 024, que fica proximo a fronteira klingon e kazint. A Frota detectou alguns planetas que podem abrigar vida, e procura por um planeta que possa abrigar uma colonia da Federação, ampliando a sua influencia naquele setor. Os klingons e os kazints estão em guerra, o que tornar este setor bastante hostil.
Leonard sai do gabinete e vai conhecer a novoa nave, onde é recebido pela Tnt. Rich, que o apresenta a nave. Leonard pede uma reunião às 5horas com todos os oficiais sêniors da São Paulo. Josepeh recebe o comunicado.
Derik é solto da prisão por ordem da Frota. A Cap. Tak (Vulcana), o escolta ate o transporte USS Giant, que o levará para o projeto Conestoga.
DE 1603.2162 - Sala de Reuniões - USS São Paulo
Derik se apresenta e faz todos se apresentarem.
Ele explica a nova missão e os novos itens que a seção de ciencias terá a disposição: 2 sondas avançadas de pesquisa e 1 nave auxiliar de transporte cientifico, chamado Solar e uma unidade móvel de pesquisas em solo.
DE 0205.2162 - Setor 024 - USS São Paulo
A tripulação da São Paulo, lança as sonda, que após 2 dias de procura encontram um planeta classe M. Derik manda Mathus seguir para o planeta, uma viagem de 1 dia. Neste intervalo, Joseph capta o sinal de um objeto desconhecido, nos limites dos sensores, que apareceu e desapareceu, podendo ou não ser uma nave.
DE 0505.2162 - Setor 024, Planeta Desconhecido - USS São Paulo
Derik pede que Joseph faça análises e depois desce uma equipe avançada. O planeta é ocupado por criaturas que lembram os nossos dinossauros. Pelas análises de Joseph, o planeta esta na era Jurassica. A nave misteriosa volta a aparecer, mas não pode-se concluir o que é ainda.
O Com. Speedy pede que uma equipe avançada desça ate o solo. Primeiro um grupom de 7 seguranças, liderados pelo Alf. Zonkos assegura um perímetro, em uma das praias do planeta.
Logo após, a equipe avançada de ciências, liderada pelo Alf. Klose, descem ao planeta, junto com o veículo de exploração científica Solar, utilizando-se da nova nave de transporte, Docknavy.
Klose já inicia a montagem do acampamento, que servirá de base avançada durante a exploração.
Por último, o Com. Speedy e a médica da expedição, a Oficial Médica Assistente, Alf. Anne.
Após os preparativos, o Com. Speedy, junta uma equipe e embarca no veículo Solar para dar uma volta pelo planeta. Cerca de 15 min depois eles chegam a uma clarera, proximo de um lago. Os sensores do veículo de exploração, mostram a presença de uma criatura, cerca de 20 metros da posição deles. Klose pede ao Com. Speedy autorização para investigar o animal.
Klose monta uma equipe, a Dra. Anne, dois seguranças e mais dois tripulantes de ciências.
Neste momento, a Tnt. Rich informa que uma criatura de proporções gigantescas esta se aproximando da posição atual deles, Speedy manda que Klose retorne. Na floresta, Anne avisa que a criatura eta ferida e que eles precisavam fazer alguma coisa para ajudar ela e que talvez seria uma boa ter um exemplar para estudar. Klose fala que eles teriam que ter a autorização de Speedy. Anne fala com "jeitinho" com Speedy, que autoriza. Eles pegam a criatura, no mesmo instante em que a criatua colossal aparece.
A critura, segundo o tricoder de Klose, deveria medir cerca de 30 metros de altura e 20 de comprimento. A criatura fica intrigada com a tripulação da nave, ao mesmo tempo que a tripulação esta toda assustada com esta nova criatura.
Após 15 minutos de tensão, a criatira se vai e Speedy manda retornar ao acampamento.
Ja no acampamento todos ficam tensos com a presença de uma criatura selvagem ali.
A Dra. Anne pede para levar o animal para a nave, afim de cuidar dele. Após uma breve conversa com Speedy, ela o convence.
DE 0605.2162 - Setor 024, Planeta Desconhecido - USS São Paulo
A critura se recupera bem na enfermaria da nave e a Dra. Anne desce com ele logo pela manhã.
No acampamento todos estão tensos.
Quando Anne chega a superficie, a equipe ouve um estranho barulho, que logo se mostra ser uma criatura alada. Após dar um rasante no acampamento, Zonkos manda a equipe de segurança disparar contra a criatura, que mesmo assim consegue atacar a criatura de Anne e devora-la ainda no ar.
Todos ficam atonitos com isto.
Speedy sabe que aquele planeta era perigoso, mas mesmo assim ele decidiu dar uma volta para conhecer um pouco mais o planeta.
A Tnt. Rich informa que os sensores captaram a assinatura de nave de guerra klingon, nos limites dos sensores, provavelmente a mesma nave de antes. Porém não soube especificar a classe da nave.
A expedição continua até o fim da tarde, terminando numa região do planeta muito parecido com a savana terrestre, o que proporciona uma agradavel sensação no local, ate quando Speedy manda a equipe retornar à São Paulo.